O Concurso Nacional de Leitura está a decorrer. Na fase escolar da EB1 de Gualtar, o livro analisado foi “O gato e o escuro”, de Mia Couto.
A fase escolar previu uma prova escrita que foi realizada no dia 06 de dezembro de 2022. Consistiu na realização de um questionário online sobre o livro. Nesta primeira fase passaram 17 alunos de todo o nosso agrupamento; eu fui uma das pessoas que passaram da fase escrita à fase oral.
Após as férias de Natal, decorreu a segunda fase, realizando-se a prova oral. Aqui em Gualtar, decorreu no dia 09 de janeiro de 2023. Nesta fase da seleção, os alunos escolheram um excerto do livro e leram-no perante a nossa professora bibliotecária, a professora Cristina e a Adjunta da Diretora para o 1º ciclo, a professora Bernardete. Do nosso agrupamento, passei eu o Alexandre, um aluno da escola Este São Mamede.
A segunda fase - a fase municipal - decorreu no passado dia 9 de março, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Nesta fase, cada aluno, individualmente, realizou uma prova escrita sobre a obra escolhida e sobre o seu assunto. Neste caso, a obra escolhida foi: “Uma ca(u)sa por dia”, de Diana Reis.
Quem passasse na prova escrita, iria à prova de palco - prova oral. Foi o que me aconteceu. Entre os 8 alunos que foram à prova de palco, eu fui uma das 4 felizardas que discursou de forma convincente e passou à etapa seguinte: a fase Intermunicipal.
Esta terceira fase realizar-se-á na Biblioteca Municipal de Amares, no dia 20 de abril. Quem passar da fase escrita irá, de novo, à fase oral. Nela, subiremos a um palco e teremos 1 a 2 minutos para dar um pouco da nossa opinião sobre o livro, e o júri, que estará a ouvir-nos atentamente, discutirá com cada um dos concorrentes e, por fim, chegará a um consenso relativamente a quem deverá progredir para a fase nacional.
Muitos livros para ler, muitas aventuras para viver!
Maria Isabela Schuster Rolo - Aluna de 4º ano apurada para a fase intermunicipal do CNL 2023
Commenti